quarta-feira, 22 de julho de 2009

O enigma das oportunidades

Todo dia as oportunidades batem a nossa porta. No entanto existem pessoas que admitem não ter obtido sorte na vida. Há inúmeras cartas de desconsolo e pessimismo sobre suas próprias vidas. Uma depressão que tem um cunho social, dificilmente é transformada em atitude. E o que realmente deve existir, é uma atitude. Quando se tem um projeto de vida, devemos avaliar as possibilidades. Sonhos, todos nos temos, mas podem ser tão inviáveis que nunca passarão de sonhos. É difícil realizar um projeto bem sucedido baseado em um sonho. Como: Eu nunca serei a cantora mais popular ou amais sedutora mulher? Se nunca freqüentar um profissional de voz, ou comer 20 kg de batata com queijo, que é delicioso, por dia, nada dos seus projetos acontecerão.
Tudo é possível desde que haja empenho, organização e perseverança. Nada cai do céu. E nem em conto de fadas. Quando idealizamos um projeto ou um futuro, precisamos estar certos do que buscamos, com dádiva e decepções, nada de tentar ser um super herói de quadrinhos.
No amor, esse ponto é o mais doloroso. Pois a mitologia do príncipe encantado e do ser perfeito ainda existe. Mas você é a donzela que o príncipe deseja. Sem falsas modéstias, as donzelas nunca existiram. Um sentimento feminino de fragilidade, social, talvez. Mas a donzela normalmente soa as megeras vitimizadas. Eu sei que dizer vá à luta, são apenas palavras, mas devem ser seguidas de atitudes coordenadas para um sucesso final. Nada de loucuras, nem de desesperos. Na atualidade, vários profissionais especializaram-se para auxiliar as pessoas em seus objetivos: coach, neurolingüistas , gurus (entenda como no hinduísmo, pessoas sagradas e divindades na terra) e etc. Claro que são válidos. A solidão em um projeto é o primeiro passo para o fracasso. Mas estes são os profissionais, não são vocês. Não farão o trabalho por vocês e não terão o prazer por vocês. .

Oportunidades e vontade de vencer é tudo o que o ser humano pode precisar para ser sempre bem sucedido. Atitudes, perspicácia e perseverança são noções a serem estudadas para quem quer o sucesso e qualquer área do pensamento.

Viviane Pedro