domingo, 24 de outubro de 2010

Finados: Uma data interessante

Finados é uma data interessante.
Às vezes o que tem bom nela é o feriado pra dar um “Pit Stop” na correria do ano.
Para quem é religioso ou espiritualista é uma data mais interessante ainda.
Quando lemos livros espíritas ou vemos filmes da área ouvimos falar da vida após a morte ou além túmulo.
Lendo o livro O Nosso Lar de Chico Xavier, reeditado em 2010, me surpreendi com a evolução do conhecimento nestas áreas. Não só de Chico Xavier que sabemos ser um ícone, mas dos que acreditam nos ensinamentos dele.
Li neste livro que há algo mais entre céu e inferno, cultura cristã onde fui criada até os 13 anos.
Observei uma elevação dos níveis de evolução do umbral, de níveis de evolução dos espíritos, do sofrimento de espíritos egoístas, da cegueira, da inveja e do tratamento de recolhimento e readaptação as leis divinas.
Conheci o espiritismo aos 13 anos e sempre estudei além dos romances. Na época Zibia ainda não fazia tanto sucesso.
Literaturas de Paulo de Tarso e Emmanuel, sempre me instigaram a refletir sobre a existência de algo mais além da vida terrena, que hoje percebo se tratar da continuidade das responsabilidades após a morte do corpo físico.
Sempre ao comprar um livro, procuro ter duas literaturas de autores diferentes sobre o mesmo tema. Afinal serão pontos de vista diferentes, histórias e culturas diferentes, colocando seus pontos d e vistas sobre assuntos pertinentes a minha curiosidade e aperfeiçoamento.
Entrei na religião de nação ou comumente chamada batuque aos 23 anos.
Porque eu sentia um chamado, de como minha missão ao dar palestras e orientações no espiritismo, já não bastavam.
Então, em uma casa chamada Lar de Jesus no bairro Partenon fui orientada por seu José, coordenador da casa, após uma consulta mediúnica a buscar a religião chamada dos negros.
Conto isso, porque, a escolha não foi exatamente minha. Acredito que foi pelos desígnios de Deus e de minha missão nesta terra.
Os orixás me deram tudo que um dia sonhei e até mais do que pensei.
Construíram-me um caminho de pedra que meus pés sangram muitas vezes ao atravessar.
Mas firme construção e resistência, para que outros possam caminhar sem se ferir.
Mas o que este assunto tem haver com tema, finados?
Assim como li no Nosso Lar, minha segunda literatura foi Vida após a morte, do autor Deepak Chopra. Filosofia indiana, que também fala de deuses e mundos cósmicos além desta vida.
Deepak Chopra é um médico indiano e grande filósofo de nossa era, sendo eleito pela revista Time um dos cem ícones deste século, e nos traz conhecimento de diversas fontes.
Sempre gostei da bíblia que falava em parábolas.
Sempre gostei das lendas de religião africana.
E Deepak Chopra, fala de lendas indianas que explicam a vida e a morte de forma singular.
Mas gostaria neste momento deixar, que a curiosidade e a instigação de saber fiquem criando perguntas em suas cabeças. Escreverei mais sobre este assunto na segunda, quem sabe compartilhando de suas indagações e orientações.

Viviane Pedro

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pichação, tem que ter fim já !

Igreja do rosário em porto alegre sofre ação dos vândalos em Porto Alegre, em plana sexta-feira santa. ( zero hora de 04 de abril de 2010)
Não é por ser sexta santa, ou dia qualquer. Qualquer atitude que desonra casas ou templos religiosos de qualquer seguimento deve ser severamente estudado.
A punição a pichação prevista por lei , não acontece. Mas a pior dor é a violência legitimada.
A igreja historia é alvo de vandalismo. As casas de religião de preconceitos, os cultos pagãos de difamação.
O que será adiante? Queimaremos bruxas e pastores em fogueira, como em séculos passados. Condenável a atitude de qualquer pessoa, que pode de uma forma ou outra, calar, perseguir, prejudicar ou amedrontar , cultos, religiões ou qualquer manifestação cultural religiosa no mundo, ou no nosso pais laico.
Deve-se abrir os olhos e os ouvidos a estas atitudes, mascaradas de vandalismo, mas acentuam a desvalorizações das crenças ou respeito com as religiões.
Viviane pedro

sexta-feira, 26 de março de 2010

Comentário da Revista Planeta

Fiquei muito feliz com a revista Planeta,edição 451, ano 38, de abril de 2010, e sua abordagem sobre racismo e sobre o evento em Campina Grande , Paraíba ,que ocorreu durante o carnaval. Foi convidado para fazer a reportagem o fotografo Frederico Mendes que participou pela primeira vez deste evento chamado “ 19 Encontro da Nova Consciência”.
Cito a experiência relatada na revista: ...que tal juntar sincretismos e tradicionalismos , ecologistas e materialistas, ortodoxos, psicólogos ufólogos, monges e mães de santo;inimigos íntimos como árabes e judeus, ateus descrentes ou crentes e crédulos de todos os credos credíveis ou absurdos?
Ainda sobre a proposta do encontro: ... cinco dias de Paz, amor, musica e muitas conversas. Woodstock sertanejo, tudo é livre no encontro da nova consciência. Pag 68.
O interessante , até onde a política auxilia a liberdade de culto e religiosa.O evento contou com o apoio e verba segundo Iris Medeiros, criadora e atual organizadora do encontro da Nova Consciência, do Governador da Paraíba, acreditando que o evento transcende as bandeiras partidárias, pag 69.
O evento contou com sacerdotisas de Iris, terapeutas adeptos de taporritmia,médium pintor,cantores indianos , citaristas, xamãs, pajés e varias pessoas de diferentes segmentos.
Talvez a Paraíba tenha com seu encontro comprovado que pode sim, haver respeito há diferentes irmandades religiosas, não havendo necessidade de tolerância, mas de conhecimento e respeito.
Este evento citado na revista Planeta, serve como estimulo à uma causa que por nós gaúchos esta sendo conscientizada. Causa que diz respeito há conscientização de cidadania e verdade; de respeito e igualdade de direitos.
Acredito ser um bom exemplo de postura religiosa a ser seguido por diversas vertentes religiosas gauchas.

O momento está em nossas mãos

Em materia lida no jornal Zero hora, de 23 de março de 2010 , havia um chamamento escrito axé, que procurava aliar algumas reformas de cunho religioso cultural.
Nosso irmãos de religião estão sentindo a real necessidade de uma união entre fé e ritualista, para promover força e esperança de um mundo melhor.
Em estudos de psicólogos a nova geração chamada de geração y, é uma geração que necessita de velocidade, onde o fator tempo é valioso e egocêntrico, no entanto ambientalistas. Questionadores de autoridades e comprometidos com suas convicções. Será que a geração chamada de y , (que são os nascidos de 1994 ate 2010), não são frutos de cada um de nós?
Essa geração inspira confiança quando se fala de Liberdade, querem poder expressar o que sentem e o que desejam. São seguros da possibilidade de uma vida melhor. São autênticos em sua convicções. São morais e buscam a utopia de uma ética social.
O que isso tem a ver com as religiões? Tudo a ver!
Observem que hoje o mundo religioso esta sendo questionado em seus rituais e simbologias. Mas ao contrario da geração Youpee, nascidos na década anterior, a geração Y vivem e trabalham em harmonia.
A geração Y , procura equilibrar sentimentos , família, amores, natureza e conscientização. São na maioria harmonizadores de vidas intimas. Casam tarde, porque acreditam no amor igualitário e sentimental, e não no amor formal. Acreditam nas religiões que preconizam o bem estar, a elevação espiritual seguida de ritos de iniciação.
É evidente que todo jovem tem pressa, e a adolescência da humanidade, que acredito ser o momento de hoje, que sofre a rebeldia de convicções. Toda rebeldia abre brechas a erros nascidos da impulsividade.
Mas é na impulsividade que muitas vezes a mudança acontece.
Ainda na questão religiosa, a geração y , busca a Paz interior, o bem estar com as relações interpessoais e intra pessoais, o que também tem tudo a ver com as religiões , como a afro, que une uma comunidade em prol do bem social e dos resgates de valores da ancestralidade e da percepção do oculto.
O oculto traz curiosidade da geração y, portanto o ancestral deve ter respostas, que nem sempre são fáceis de responder , a esta geração que tem pressa. Porque querem ter limpas e seguras suas convicções.
Acredito muito na geração Y, que alem de viver na evolução da globalização e da comunicações em segundos, tem a capacidade de criticar, formar conceitos El utar por suas concepções. Acredito na geração y, como motivadora dos direitos de liberdade e igualdade.
Acredito na geração y, quando ao retorno de informações rápidas , por serem pro ativos em questionamentos seguros.
É evidente que a religião deve se unir para manter seus rituais, adaptar a globalização e a geração y,antes de tudo, é o futuro de nossa religião ,porque eles provocativamente , vão lutar pelos direitos de seus pais, de sua vidas , de sua praticas, do que eles consideram ética e da liberdade de expressão.
Não podemos esquecer, que muitos os que estão lendo este texto, são os pais da geração y , e ainda tem que se adaptar e correr atrás desta moçada, e por isso, são esses pais que amam a sua religiosidade, que acreditam em seus deuses, no valor de sua religião que devem ser os mais preparados e o verdadeiros multiplicadores desta consciência . Devem abordar, discutir, explicitar e oportunizar aos nossos jovens participar desta construção de cidadania, hoje ameaçada por lei imorais e anti éticas do nosso, criadas por alguns interesses de alguns segmentos de nosso representantes em nosso Estado.
Estamos carentes de representatividade para: criar oportunidades de conhecimento, para lutar pelo interesses de nosso religiosos, para oportunizar melhores condições de praticas religiosas e para manter nossa identidade.
Repito
A hora é agora.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Final de semana de grandes entrevistas em Tramandaí.


Iniciando esta semana de 18 de janeiro com pé direito aqui em Porto Alegre. Uma semana muito especial repleto de grandes festas. Este final de semana realizamos ótimas entrevistas com o Secretário do Meio Ambiente Milton Haack, a Secretário de Turismo Tatiane José (foto) e a comissão responsável pela festa de Yemanjá em Tramandaí no dia 2 de fevereiro. Gravamos também uma matéria sobre Surfe, você que ainda não sabe o que fazer de esporte nas férias, a prática do surfe é uma boa dica para todas as idades. Ao lado esta a imagem da semana, um super beijo e agradeço pela atenção da secretária Tatiane, que nos concedeu a sua palavra explicando como vai funcionar as festas de Yemanjá e Carnaval.

Volto ainda esta semana, com mais novidades.

Continue assistindo o Programa Algo Mais às 17 horas na TV Pampa.

Siga o Programa no twitter. www.twitter.com/algomaistv

Boa semana !

Viviane Pedro

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

E o surf toma conta do litoral...

Verão 2010 está bombando no litoral gaúcho. Hoje envio a vocês esta linda foto que tive a oportunidade de capturar na praia de Tramandaí. Estamos projetando e gravando os programas especiais de carnaval. Estão ficando maravilhosos estes programas repletos de marchinhas do carnaval.E ainda as escolas de samba do grupo especial de Porto Alegre também estarão presente. Esta semana voltaremos a gravar no litoral. Que tal uma aventura radical? Estamos pensando...
Abraços a todos
E assista o Programa Algo Mais de segunda a sexta às 17 horas na TV Pampa. Siga o programa no www.twitter.com/algomaistv
Boa semana
Viviane Pedro

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Boa praia neste domingo.


Semana começando a todo vapor aqui na produção do Programa Algo Mais. Na quinta-feira passada a equipe deslocou-se para o litoral e realizou a gravação de diversas matérias. Gravamos reportagens com o Secretário de Saúde de Tramandaí, os bombeiros salva vidas, o prefeito e o secretário de obras de Imbé e a cobertura das palestra que tivemos no Ilê de Oxum Docô na praia. Ao lado, publíco estas duas imagens na beira mar de Tramandaí, observe que a foto a cima foi tirada na sexta-feira dia 8 de janeiro às 10 horas da manhã. E na foto a baixo, no domingo dia 10 de janeiro no mesmo horário.Boa praia neste domingo de manhã.Muitas pessoas curtindo e aproveitando o mar. Foi um ótimo final de semana, estamos cheios de imagens que iremos divulgar esta semana no programa. Próxima semana promete aventura radical no litoral. Será que vamos voar de asa delta? Surpresas? aguardem. Continue participando do programa e interagindo conosco no www.twitter.com/algomaistv . Programa Algo Mais de segunda a sexta às 17 horas na TV Pampa.
Uma Ótima Semana a todos
Viviane Pedro

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2010


Chuva na estrada na volta do feriadão de ano novo. No retorno para Porto Alegre nesta segunda-feira dia 4 de janeiro, a estrada estava super tranquila. Desta vez não apontamos os erros na free-way mas sim, neste dia pela manhã os motoristas estavam dirigindo com calma, o que tornou a viagem bastante agradável. A pista estava em boas condições, um ponto positivo pelo menos no retorno para casa. Acidentes ocorreram na ida ao litoral antes do feriado, a volta foi mais tranquila. Toda semana vou trazer para vocês as imagens da semana. Imagens que serão captadas por nossas câmeras durante o verão no litoral gaúcho. Esta semana voltamos com tudo para as gravações do programa. Muito obrigado a todos que participam do programa. Trarei mais novidades e comentários ainda esta semana.
Boa semana a todos
Viviane Pedro